Galiza - Norte de Portugal

A cooperação do Norte de Portugal com a região autónoma da Galiza tem merecido um incremento notável, fundamentado nas proximidades linguísticas e geográficas e potenciado pela contiguidade espacial do eixo urbano Aveiro-Corunha cuja dimensão ultrapassa os 6 milhões de habitantes. Apoiados nessa dinâmica, a CCDR-N e a Junta da Galiza constituiram, em 1991, a Comunidade de Trabalho Galiza/ Norte de Portugal , destinada a potenciar os recursos comuns dos territórios.

Atualmente, esta Comunidade concentra a sua atividade na concretização do "Plano de Investimentos Conjuntos da Euro Região Galicia-Norte de Portugal 2014-2020", um documento que assume como prioridades a aposta na inovação e na transferência de conhecimento científico para o setor produtivo, em novas oportunidades de emprego, no meio ambiente e no património, assim como na capacitação institucional.

Como resultado do trabalho conjunto desenvolvido nas últimas décadas, a CCDR-N e a Junta da Galiza fundaram, em 2008, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal. Este organismo está centrado na promoção e valorização da competitividade do tecido empresarial, na racionalização de equipamentos básicos transfronteiriços e no aumento da coesão social e institucional da Euro-Região.

Do envolvimento entre os diferentes parceiros da Euro-Região resultou, ainda, a constituição do Observatório Transfronteiriço Galiza - Norte de Portugal, que reiniciou em 2010 a edição do Anuário Estatístico Galiza Norte de Portugal.