Cooperação

INTERREG V-A Espanha-Portugal apresenta estratégia do programa

28 de outubro | Braga

O Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, acolheu, a 28 de outubro, o Seminário Territorial da Área de Cooperação Galicia – Norte de Portugal, para a apresentação da primeira convocatória do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014–2020 e da aplicação COOPERA 2020.

O programa INTERREG apresenta-se como um instrumento comunitário de apoio a iniciativas de cooperação transfronteiriça entre os dois países e que abrange os territórios de fronteira de que são exemplo o Norte de Portugal, a Galiza e Castela e Leão.

A agenda do seminário centrar-se-ou, fundamentalmente, na estratégia do novo programa, numa breve apresentação das estratégias regionais e em como submeter uma candidatura na aplicação COOPERA 2020, que só ficará disponível ao utilizador no final deste mês.

Inserido num ciclo de seminários territoriais, por área de cooperação, este encontro em Braga encerrou o périplo em território nacional, depois de Guarda, para em novembro seguir para Cáceres e Sevilla (Espanha).

Recorde-se que o Interreg V-A, coordenado regionalmente pela CCDR-N, é o quinto programa de cooperação entre Portugal e Espanha, depois dos Interreg I (1990-1993), Interreg II (1995-1999), Interreg III-A (2000-2006) e Interreg IV-A (2007-2013).