Observatório das Dinâmicas Regionais

O Observatório das Dinâmicas Regionais do Norte é um órgão do modelo de governação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013). A sua instituição está prevista nos documentos técnicos do QREN e do ON.2, assim como no Decreto-lei n.º 312/2007 (republicado através do Decreto-lei n.º 74/2008 de 22 de Abril), tendo-se concretizado em 15 de Dezembro de 2008 por decisão da Comissão Ministerial de Coordenação dos Programas Operacionais Regionais.

Tem como competência direta a análise da evolução económica, social e territorial da Região do Norte e do impacto regional das políticas públicas financiadas pelo QREN, pelo Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Fundo Europeu das Pescas (FEP). A esta acresce as que resultam da sua articulação organicamente definida com o Observatório do QREN e a Comissão de Aconselhamento Estratégico do ON.2.

Sendo um órgão do modelo de governação do ON.2 e do QREN, o Observatório integra a CCDR-N, fazendo parte da sua estrutura orgânica, no contexto do Centro de Avaliação de Políticas e Estudos Regionais (CAPER). Para aceder ao fluxograma do modelo de governação, clique aqui.

Embora o trabalho desenvolvido pelo Observatório interesse, em primeiro lugar, aos decisores dos instrumentos de política previstos no período de programação 2007-2013 e, em especial, no ON.2, dirige-se, também, a um público mais alargado, incluindo, por exemplo, autarcas, empresários, académicos, estudantes, dirigentes associativos, jornalistas, por permitir um conhecimento o mais atualizado possível da Região do Norte.

Esta opção não poderia deixar de ter uma tradução muito concreta no Plano Estratégico do Observatório, que pode consultar aqui.

Acompanhe, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Observatório nas últimas publicações em destaque:

Condições de Contexto e Políticas Públicas: a situação económica e social da Região do Norte e a execução do QREN em 2013

Escolarização na Região do Norte Evolução das Disparidades Territoriais 2001-2011

O Contexto sócio-económico na Região do Norte (edição 2009)

Emprego e Desemprego na Região do Norte de Portugal - 2009

Turismo na Região do Norte de Portugal - 2009

Emprego e Desemprego na Região do Norte - 2007