NORTE ON BIKE

CCDR-N promove seminário “Mais Bicicletas, Melhores Cidades”

19 de Abril | UPTEC Porto

A CCDR-N, em parceria com o “Compromisso pela Bicicleta” - Plataforma Tecnológica da Bicicleta da Universidade de Aveiro, promove, no próximo dia 19 de abril, o seminário “Mais Bicicletas, Melhores Cidades - A Promoção do Uso da Bicicleta no âmbito do PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável 2014-2020”.

O aumento do número de utilizadores de bicicleta, alinhado com preocupações da sociedade contemporânea no que respeita à dependência dos combustíveis fósseis e as consequentes repercussões ao nível da poluição e alterações climáticas justificam uma oportunidade com vista à consolidação da bicicleta como um meio de transporte pendular, alternativo e válido.

É nesse âmbito que este seminário surge, permitindo a reflexão sobre a prioridade “Mobilidade Urbana Sustentável” /Promoção do uso da bicicleta no NORTE 2020. Está previsto ainda a exposição de Boas Práticas Nacionais e Internacionais sobre a Promoção do Uso da Bicicleta, assim como a apresentação da Iniciativa “NORTE ON BIKE”.

O seminário contemplará ainda a realização de três workshops, com participação limitada e inscrição obrigatória, e estão subordinados aos temas “Conceção de redes cicláveis”, “Sistemas de bike-sharing” e Envolvimento da comunidade”.

O encontro, que terá lugar no UPTEC – Parque e Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, entre outras personalidades com conhecida experiência nos temas da mobilidade e da bicicleta.

A participação no Seminário “Mais Bicicletas, Melhores Cidades” é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui até ao dia 14 de abril.